Em que consiste a limpeza facial com OCM?

O Método de limpeza com óleos (OCM) é um método de limpeza facial com óleos que dissolve óleo usando óleo. Os óleos removem a sujidade e a maquilhagem ao mesmo tempo e, ao contrário dos géis de lavagem facial, não afetam a barreira hidrolipídica da epiderme. Vale a pena recorrer ao OCM e quais são os seus efeitos? Que óleos escolher e em que proporções? Como executar o OCM passo a passo?

Vale a pena recorrer ao OCM?

Os cosméticos tradicionais concebidos para lavar o rosto, especialmente os géis de limpeza, incluem detergentes, álcoois e ácidos. Estas substâncias fortes destinam-se também a remover todas as impurezas da pele, incluindo o sebo. Por sua vez, quando removem o sebo, elas violam a barreira protetora natural da pele, ou seja, a camada hidrolipídica. Consequentemente, a pele fica irritada, seca e desidratada. O seu mecanismo de defesa exige que produza mais sebo, resultando na deterioração da sua condição, no aparecimento de pontos negros e na busca de preparações de limpeza cada vez mais poderosas.

Efeitos do OCM

O OCM pode ser usado independentemente do tipo de pele. O método oferece efeitos na forma de:

  • pele macia, limpa, hidratada e tranquila com cor uniforme,
  • pele com equilíbrio hidrolipídico, poucos pontos negros, poros mais estreitos e secreção de sebo limitada,
  • pestanas e unhas fortalecidas.

Nem todos os efeitos do OCM serão imediatamente visíveis – embora a pele fique imediatamente limpa, é necessário esperar até 3 semanas para obter uma suavidade perfeita e número reduzido de pontos negros. É possível que a mistura de óleos quando se inicia a jornada com o OCM exija modificações relacionadas com as necessidades individuais da pele.

OCM – proporções de óleo

A base do OCM consiste numa mistura de óleos, incluindo óleo de rícino e um óleo de base selecionado (óleo veicular). As proporções dos óleos devem adequar-se ao tipo de pele.

  • Pele seca: 10% óleo de rícino e 90% óleo de base.
  • Pele normal: 20% óleo de rícino e 80% óleo de base.
  • Pele oleosa: 30% óleo de rícino e 70% óleo de base.

Estas são proporções contratuais que merecem ser seguidas no início da aventura com o OCM. Com o tempo, em resposta às reações da pele à mistura de óleos, pode alternar livremente estas proporções, e também modificar a mistura adicionando óleos essenciais e misturando diferentes óleos de base. No entanto, não se deve adicionar óleos de base em excesso, pois a pele pode reagir mal a um dos óleos da mistura, e quantos mais forem incluídos, mais difícil será determinar qual o responsável pela irritação. Por esta razão, devem ser usados, no máximo, três óleos de base, sem contar o óleo de rícino. Este último pode irritar os olhos, razão pela qual devemos ter cuidado ao remover a maquilhagem.

OCM – que óleos escolher?

Vale a pena escolher óleos naturais não refinados, extraídos a frio. A escolha do óleo de base depende do tipo de pele. Os melhores óleos para pele seca (sem tendência a ficar com os poros obstruídos) e pele madura são os óleos de amêndoa doce, gérmen de trigo, borragem, abacate, rosa mosqueta, macadâmia e argão. Para cuidar de pele mista, vale a pena usar óleo de jojoba e grainha de uva, e para pele oleosa – óleos de cominho preto, cártamo, noz, sementes de abóbora e sementes de pêssego, bem como óleos de cânhamo, linhaça e sésamo. Os óleos indicados para pele capilar incluem óleos de avelã e Xerochrysum bracteatum. No que toca a pele acneica – óleos de cártamo, tamanu (algumas gotas), girassol, sésamo e linhaça. Para o cuidado da pele normal, vale a pena escolher os óleos de semente de romã, amêndoas doces, abacate, avelã, caroço de damasco e cinórrodo. Em todo o caso, pode optar por misturas de óleos já preparadas, desde que não contenham parafina.

OCM passo a passo

Antes de limpar a pele com óleos, devemos munir-nos de toalhas pequenas ou panos de microfibras, algodão ou musselina. É muito importante que absorvam bem a água e conservem o calor durante muito tempo. A toalha deve ser lavada e seca após cada utilização.

Deite a quantidade certa de mistura de OCM na mão e esfregue entre as mãos. Humedeça levemente a pele e aplique o óleo no rosto. Faça uma massagem com movimentos circular com particular atenção para as zonas problemáticas. Molhe a toalha ou pano com água morna e, em seguida, coloque sobre o rosto e espere até que arrefeça. Molhe a toalha e volte a colocar no rosto. Repita esta ação mais 2-3 vezes. Em seguida, retire o óleo da pele delicadamente, passe a toalha por água fria e depois passe na pele, para fechar os poros. Quando limpa o rosto com óleos, pode lavá-lo com sabonete Aleppo. No final, aplique um tónico e um creme delicado ou sérum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *