Os erros mais comuns no cuidado do rosto

Todas as mulheres – até mesmo aquelas que o cometem – sabem que o pior pecado (em termos de beleza) é dormir sem remover a maquilhagem. No entanto, este é um dos vários erros que se podem cometer no cuidado diário da pele. Alguns deles são cometidos sem se saber, e é por isso que apresentamos abaixo uma lista dos maus hábitos que devem ser mudados assim que possível, para ter uma pele bonita e perfeita.

A não remoção ou remoção à pressa da maquilhagem

é um erro cometido por muitas mulheres que, depois de um dia de trabalho cansativo, não têm tempo nem vontade para limpar devidamente o rosto à noite. A nossa preguiça, especialmente quando é regular, afeta negativamente o estado e a aparência da pele, que, com o tempo, perderá o brilho e ficará áspera. Para evitar esta situação e evitar a obstrução dos poros, basta dedicar alguns minutos à limpeza da pele antes de dormir. Isto também é importante porque a pele purificada absorve os ingredientes ativos dos cosméticos concebidos para o seu cuidado.

Desmaquilhante inadequado

É importante garantir que se utilizam sempre os cosméticos certos para remover a maquilhagem. Estes devem ser concebidos para remover a base, as sombras de olhos e a máscara. Para tal, os mais indicados serão os óleos para a pele do rosto que mais eficazes e delicados do que o leite e os géis de limpeza. Durante a remoção da maquilhagem, pode fazer uma massagem que irá estimular a microcirculação. Em seguida, lave o rosto com espuma ou gel adequado para o seu tipo de pele.

Cosméticos que não correspondem ao tipo de pele

Não é só o desmaquilhante que deve dar resposta às necessidades da pele; este critério deve ser seguido ao selecionar todos os cosméticos de cuidado da pele. Se queremos limpar, hidratar e proteger devidamente a pele, primeiro temos de identificar o seu tipo.

Para encontrar cosméticos adequados para pele seca, oleosa e mista, bem como pele sensível, capilar e acneica, vale a pena prestar atenção à sua composição.

Por exemplo, uma pele sensível deve ser limpa com água micelar, porque as micelas limpam a pele sem danificar a sua barreira protetora natural. A pele sensível fica mais bem hidratada com bálsamo à base de pantenol, que acalma as irritações e acelera a regeneração da epiderme, e com silicone, que protege a camada hidrolipídica natural da pele. No entanto, para cuidar da pele capilar, os cosméticos enriquecidos com zinco (anti-inflamatório), hamamélis (regenera e melhora a circulação sanguínea da pele), algas marinhas (têm propriedades fortalecedoras e calmantes) e a rotina (reduz a fragilidade dos vasos sanguíneos) são os mais recomendados. No entanto, os cosméticos que contêm ingredientes antibacterianos devem ser usados para o cuidado da pele com acne.

Ausência de tónico

Este passo não pode ser omitido, porque o tónico não só remove os resíduos de impurezas como também refresca a pele e restaura o seu pH.

Ordem de aplicação de cosméticos incorreta

Os cosméticos devem ser aplicados por uma ordem definida: primeiro os mais leves e depois os mais pesados. Os produtos à base de água devem ser usados no início, depois os produtos com teor de óleo, depois o sérum e, por fim, o creme. A eficácia dos cosméticos é determinada não só pela sua composição mas também pela ordem da sua aplicação.

Aplicação de cremes com filtro UV apenas no verão

A pele está exposta à radiação solar, até nos dias mais nublados – quer se esteja em espaços interiores ou exteriores. A razão para o último caso são as lâmpadas fluorescentes que afeta adversamente a pele. A utilização regular de preparações com filtros UV provoca o envelhecimento lento da pele, fazendo com que fique menos propensa a descolorações.

Espremer borbulhas

Muitas pessoas fazem-no e a maioria sabe que é pouco saudável para a pele. É um mau hábito que resulta em danos na pele e cicatrizes permanentes. Além disso, espremer borbulhas deixa a pele inflamada e vermelha, irritada e exposta a infeções bacterianas e descolorações.

Evitar a esfoliação

Se a pele for sensível, capilar e tivera a tendência a ficar irritada, é importante continuar a usar esfoliantes. Todas as peles, independentemente do seu tipo, devem ser esfoliadas – o segredo reside na seleção dos cosméticos certos. Pode escolher entre esfoliantes mecânicos, enzimáticos e de peel-off.

Falta de creme de olhos

A pele que s encontra por baixo dos olhos é a mais fina, e é por isso que é a que envelhece mais rápido e, portanto, aquela que requer um cuidado especial. Um creme de olhos devidamente selecionado e regularmente aplicado resulta num rosto radiante e revitalizado. Os cremes de olhos devem conter ácido hialurónico (hidrata), retinol (estimula a pele para regeneração) e coenzima Q10 (melhora a firmeza da pele). Os cosméticos para os olhos, enriquecidos com proteínas, ceramidas e extrato de soja, também oferecem um bom efeito à pele em torno dos olhos. Na realidade, a pele deve ser reforçada não só com cremes, mas também géis e emulsões que contêm vitamina C, E e extrato de aloe.

Utilização de demasiados cosméticos de uma só vez

Segundo os dermatologistas, o cuidado deve incluir três etapas: limpeza, tonificação e hidratação. Portanto, em vez de testar milhares de produtos novos ao mesmo tempo, devemos optar por um gel de lavagem de boa qualidade (um), um tónico (um) e um creme hidratante (um). É importante lembrar que todos estes cosméticos devem ser adequados ao cuidado do tipo de pele em questão. O tónico permite substituir cosméticos de limpeza de pele à base de micelas.

Além disso, vale a pena usar máscaras faciais, mas apenas de vez em quando – e não numa base diária. A mesma regra aplica-se aos esfoliantes.

Utilização de cosméticos que “podem” fazer demasiado

Sempre que nos sentimos tentadas a adquirir produtos multifuncionais, devemos recordar-nos de que se existe algo que é, supostamente a solução para tudo, é provável que não seja bom para… nada. Não é possível que um cosmético resolva o problema da acne e hidrate e reduza as rugas eficazmente ao mesmo tempo. É possível que a pele fique irritada, em vez de milagrosamente regenerada.

Maquilhagem no ginásio

Embora nem todas as mulheres se sintam confortáveis quando estão num local público sem maquilhagem, vale a pena nos habituarmos a isso em certas ocasiões. Até mesmo os cosméticos de maquilhagem mineral que não obstruem os poros em geral, quando combinados com o suor, podem piorar visivelmente o estado da pele podendo, por exemplo, causar acne. Por esse motivo, é importante não esquecer de levar as toalhitas desmaquilhante e remover a maquilhagem antes do treino. Se não for mesmo possível eliminar todos os cosméticos coloridos do rosto, pode optar-se por uma máscara resistente à água.

Estilo de vida pouco saudável

Nem o melhor cosmético garante uma pele jovem, bonita e perfeita se não seguirmos uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais. É importante evitar situações de stress e estimulantes, praticar desporto, especialmente ao ar livre, e dormir bem todas as noites. É igualmente importante ingerir, no mínimo, 2 litros de água pura por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *